
A elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola reflete o compromisso da comunidade escolar, isto é, direção, professores, funcionários alunos e pais, em pensar o papel social da instituição frente às transformações da sociedade contemporânea. Essas transformações têm requerido um novo perfil de cidadão e, consequentemente, um novo tipo de escola.
Nesse contexto surgem vários questionamentos: Qual o papel social da escola? Como se organiza a escola e o trabalho escolar? O que é educação e o que tem sido a educação escolar? Assim, ao discutirmos o Projeto Político Pedagógico do IERP estaremos questionando sobre seus métodos, mas, sobretudo, sobre seusn fins. Esta construção deve ultrapassar a mera elaboração de planos para o cumprimento de exigências burocráticas e se constituir como um momento coletivo de revisão do instituído para, a partir dele, instituirmos outro Projeto.
Um Projeto Político Pedagógico que, não negando a história da instituição construída ao longo dos seus 60 anos, possa tomar os currículos, os métodos, as práticas dos seus diversos atores e o modo de vida da comunidade interna e externa como referência para sua elaboração.
Nesse sentido, a elaboração do PPP representa um momento de mudanças. Dentre elas a "mudança que implica deixar de lado o velho preconceito de que a escola pública é apenas um aparelho burocrático do Estado e não uma conquista da comunidade". (GADOTTI, 1994, p.62)
O que é o Projeto Político Pedagógico
Assinar:
Comentários (Atom)